top of page

Explicando o Arquitetar Holístico

Foto do escritor: blogdaceleblogdacele

Atualizado: 25 de nov. de 2020

Quando me deparei com esta imagem para ilustrar os danos de uma obra sem projeto, me dei conta do circuito que se fechou de como explicar teoricamente o que seria uma arquitetura holística. E antes que você viaje no termo achando que se trate de um novo estilo arquitetônico, não estou de mandalas ou de geometria sagrada na arquitetura. O holístico aqui se trata da orientação do arquiteto, do seu olhar humanístico e da sua escuta integral como base para o ato de desenhar e projetar para o seu cliente.



Na ilustração vemos os riscos submersos e camuflados de autossuficiência e economia que levam muitos brasileiros a embarcarem nesta empreitada à moda solo.


Existem muitos aspectos subconscientes que alimentam nossas inseguranças na hora de tomadas de decisões importantes, como vemos na imagem do iceberg, muito usada no contexto psicológico para falar de medos, traumas, crenças e tudo aquilo que está escondido e não conseguimos acessar e perceber sem a ajuda de um profissional capaz de nos conduzir num caminho seguro e funcional.


A dança daquilo que está consciente e o que está subconsciente para além das ideias e comportamentos, quando não considerado e trabalhado, afetam também o resultado das nossas decisões da vida prática.


Para tanto traduzir o subjetivo (ideias e emoções) para o objetivo (ação e construção) precisamos de um nível intermediário como as palavras e o desenho.


Arquiteto é aquele que traduz as ideias neste plano intermediário, através do desenho, é deste que partimos para o planejamento das etapas de execução para o mundo das formas, a obra.


Visualizar a forma, a função e a técnica requer o trabalho neste nível intermediário do desenho. E só através da escuta atenta do cliente que obtemos a real dimensão do que é efetivo e integrativo para este projeto / cliente.


O projeto pode ser um processo terapêutico e satisfazer além das demandas práticas algo mais profundo e revelador sobre o cliente.

O processo de construção neste plano intermediário do desenho e em diálogo com o arquiteto resulta numa ferramenta eficiente de autoconhecimento.


Minha hashtag é essa:



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page